Páginas

Início

Quem sou como professor e aprendiz?


Estou na Educação porque acredito na importância dela para a mudança de atitudes e evolução intelectual e pessoal. Procuro me aprimorar e estar sempre realizando cursos que possibilitem a reflexão sobre minha prática e meu crescimento profissional, pessoal e intelectual. Acredito que nós professores precisamos sempre buscar novos conhecimentos e refletir sobre nossa prática, pois os nossos alunos estão em constante transformação, os alunos de hoje são muito diferentes dos alunos que trabalhávamos há 10 anos atrás.

Na Educação a relação professor-aluno é de fundamental importância e é a partir desta relação que criamos momentos de troca e aprendizado, onde constantemente aprendemos um com o outro ou buscamos pesquisar de forma coletiva os assuntos que geraram dúvidas ou que necessitamos de maior aprofundamento. Assim, na Educação aprender e ensinar são uma via de mão dupla, onde todos os participantes (professores e alunos) exercem papel fundamental na busca de suas aprendizagens. E dentro desta perspectiva que procuro ouvir meus alunos e saber o que de fato aprenderam e/ou tem de contribuição aos demais alunos, procuro novas formas de intervenção para auxiliar na aprendizagem deles e pesquiso as atividades e metodologias mais adequadas para que a aprendizagem seja de fato significativa.

 As novas tecnologias utilizadas na Educação são ferramentas que auxiliam na melhoria da mesma e contribuem para tornar as aulas mais interessantes e significativas, por isso, atualmente, as escolas estão sendo equipadas com alguns suportes tecnológicos como: computadores, televisões, aparelhos de DVD´s, entre outros, o que falta de verdade são Laboratórios de Informática nas escolas como um todo e pessoas com capacitação para exercer uma função de trabalho técnico e pedagógico que possam auxiliar os professores no desenvolvimento de seus projetos nestes espaços, para que as crianças possam realizar pesquisas e utilizar a internet como fonte de pesquisa.

A rede municipal de São Bernardo possui Laboratório de Informática em todas as escolas do Ensino Fundamental e conseguimos perceber o quanto este espaço é interessante, produtivo e facilitador do conhecimento para os alunos. E, enquanto professora, gostaria de ver essa proposta em todas as escolas públicas, pois assim realmente estaremos trabalhando com o acesso às novas tecnologias nas escolas com o uso pelos alunos.