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PROJETO BRINCADEIRAS

 JUSTIFICATIVA

Este projeto se traduz num grande eixo temático capaz de congregar reflexões que conduzem à apropriação de conceitos pertinentes aos vários componentes do currículo escolar apontados pela Proposta Curricular do Município de São Bernardo do Campo, a qual, por sua vez, reflete orientações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Enquanto “tema” não se propõe a esgotar o assunto sobre as brincadeiras, mas disparar de uma forma instigadora a curiosidade sobre vários aspectos da vida cotidiana que se apresentam à escola como conteúdos educacionais e que, portanto, merecerão um tratamento pedagógico.Nesse sentido, os demais elementos apresentados a seguir e que compõem este projeto serão explicitados por cada ano/ciclo, a fim de caracterizar as intencionalidades educativas em cada um desses segmentos do ensino fundamental.

OBJETIVOS

ü Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar os alunos mais solidários e participativos, incentivar o trabalho de equipe.

ü Experimentar limites e potencialidades, bem como compartilhar interesses e brinquedos, experimentar o ganhar ou o      perder, aprendendo a defender opiniões e a ceder.

ü Perceber  que as brincadeiras são formas de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo.

ü Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;        

ü Identificar o cotidiano dos alunos nos tempos atuais, comparando-os com de outros tempos.

ü Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gosta.

ü Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país.

ü Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.

ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

Português, Matemática, História, Geografia, Artes e Ciências.

Etapas Prováveis

1- Planejamento com o grupo das etapas gerais e elaboração de um programa de trabalho.

2- Elaboração de um roteiro de pesquisa, com a família / amigos / vizinhos, sobre brincadeiras populares.

3- Discussão e tomada de decisões das brincadeiras que farão parte do produto final.

4- Resgate de brincadeiras com vivências

5- Rodas de conversa sobre quais os brinquedos e brincadeiras preferidos pelos alunos.

6- Leitura e seleção com os alunos das brincadeiras relatadas nas pesquisas.

7- Organizar coletivamente o DVD.

REGISTRO             

ü  Registro dos procedimentos e regras das brincadeiras escolhidas.

ü  Aplicação e registro da entrevista com a família / amigos / vizinhos.

ü  Sistematização dos resultados da entrevista, através de tabela ou gráfico.

ü  Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.

ü  Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.

ü  Elaboração e produção do DVD.

PRODUTO FINAL

            DVD – BRINCADEIRAS- filmar os alunos durante o ano/letivo desenvolvendo as atividades propostas.

AVALIAÇÃO

                                   Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL.Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais.Brasília, 2001.

SÃO BERNARDO DO CAMPO. (município). Secretaria de Educação e Cultura. Departamento de Ações Educacionais.Proposta curricular: ensino fundamental. São Bernardo do Campo, 2007.

BRASIL.Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. PRO – letramento - alfabetização e linguagem – Brasília 2008.