PROJETO BRINCADEIRAS
Este projeto se traduz num grande eixo temático capaz de congregar reflexões que conduzem à apropriação de conceitos pertinentes aos vários componentes do currículo escolar apontados pela Proposta Curricular do Município de São Bernardo do Campo, a qual, por sua vez, reflete orientações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Enquanto “tema” não se propõe a esgotar o assunto sobre as brincadeiras, mas disparar de uma forma instigadora a curiosidade sobre vários aspectos da vida cotidiana que se apresentam à escola como conteúdos educacionais e que, portanto, merecerão um tratamento pedagógico.Nesse sentido, os demais elementos apresentados a seguir e que compõem este projeto serão explicitados por cada ano/ciclo, a fim de caracterizar as intencionalidades educativas em cada um desses segmentos do ensino fundamental.
OBJETIVOS
ü Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar os alunos mais solidários e participativos, incentivar o trabalho de equipe.
ü Experimentar limites e potencialidades, bem como compartilhar interesses e brinquedos, experimentar o ganhar ou o perder, aprendendo a defender opiniões e a ceder.
ü Perceber que as brincadeiras são formas de comunicar-se consigo mesmo e com o mundo.
ü Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
ü Identificar o cotidiano dos alunos nos tempos atuais, comparando-os com de outros tempos.
ü Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gosta.
ü Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país.
ü Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.
ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Português, Matemática, História, Geografia, Artes e Ciências.
Etapas Prováveis
1- Planejamento com o grupo das etapas gerais e elaboração de um programa de trabalho.
2- Elaboração de um roteiro de pesquisa, com a família / amigos / vizinhos, sobre brincadeiras populares.
3- Discussão e tomada de decisões das brincadeiras que farão parte do produto final.
4- Resgate de brincadeiras com vivências
5- Rodas de conversa sobre quais os brinquedos e brincadeiras preferidos pelos alunos.
6- Leitura e seleção com os alunos das brincadeiras relatadas nas pesquisas.
7- Organizar coletivamente o DVD.
REGISTRO
ü Registro dos procedimentos e regras das brincadeiras escolhidas.
ü Aplicação e registro da entrevista com a família / amigos / vizinhos.
ü Sistematização dos resultados da entrevista, através de tabela ou gráfico.
ü Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
ü Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
ü Elaboração e produção do DVD.
PRODUTO FINAL
DVD – BRINCADEIRAS- filmar os alunos durante o ano/letivo desenvolvendo as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL.Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais.Brasília, 2001.
SÃO BERNARDO DO CAMPO. (município). Secretaria de Educação e Cultura. Departamento de Ações Educacionais.Proposta curricular: ensino fundamental. São Bernardo do Campo, 2007.
BRASIL.Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. PRO – letramento - alfabetização e linguagem – Brasília 2008.